O BRAHMAN NO BRASIL
CONHEÇA A HISTÓRIA DO GADO BRAHMAN, DESTAQUE NO BRASIL E NO MUNDO

A História do Brahman no Brasil é recente, mas cheia de conquistas para a raça e para os criadores. Desenvolvido nos Estados Unidos a partir de cruzamentos entre o Nelore, Gir, Guzerá e Krishna Valley, o Brahman chegou ao país em 1994 e experimentou, já em sua primeira década em terras brasileiras, uma incrível taxa de crescimento médio anual de 129%. Conhecendo melhor o Brahman fica fácil entender a razão destes resultados. Estes animais reúnem as melhores características produtivas e reprodutivas do gado bovino, como extraordinária adaptabilidade e resistência ao calor e a doenças. Esbanja docilidade, fertilidade, facilidade de parto e se destaca pelo ganho de peso, precocidade e pela qualidade da carcaça

Para fomentar e impulsionar ainda mais o desenvolvimento da raça no país, foi criada a Associação Brasileira dos Criadores de Brahman – ABCB, em 1993 na cidade de Londrina/PR. Em 1997 a sede foi transferida para Uberaba/MG e no ano seguinte a entidade passou a se chamar Associação dos Criadores de Brahman do Brasil – ACBB. A entidade orienta e representa seus mais de 400 associados, além de realizar e participar de leilões e feiras por todo o Brasil, com destaque para a Exposição Nacional da Raça Brahman, a ExpoBrahman.

A cada edição, a ExpoBrahman tem uma maior participação de criadores e animais, com recordes de valorização e comercialização nos leilões. A feira é um termômetro dos bons resultados obtidos e ajuda a nortear o trabalho dos criadores. A rápida evolução do Brahman também é fruto de um intenso intercâmbio entre os países que investem na raça. Além deste grande evento, a ACBB realiza exposições no Distrito Federal, em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 2002, a Associação deu início ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Brahman (PMGRB), que já tem mais de 40 mil animais na matriz de parentesco, tendo realizado mais de 80 mil pesagens e mais de 12 mil medições de perímetro escrotal. O programa também compila DEP’s para 8 características economicamente importantes e é fundamental na busca de um Brahman cada vez melhor e mais produtivo.

Venda Permanente de animais e genética Brahman