Experiência com genética de alta qualidade, avaliada e certificada.
REFERÊNCIA EM SISTEMA DE MANEJO E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE PARA OS PRODUTORES

selo-braunasA Fazenda Braúnas, localizada em Funilândia-MG, sempre foi referência em todas as atividades as quais se dedicou.

Em 1989 iniciou a criação com a importação da raça Parda Suíço dos Estados Unidos, tornando-se uma propriedade produtora de leite até o ano de 2008.

Em 2005, atraída pela docilidade e habilidade materna do Brahman, a Fazenda  Braúnas escolheu a raça acreditando em seu potencial de produção.

Fatores como qualidade da carne, volume de musculatura, e adaptabilidade ao clima brasileiro, também foram determinantes na escolha.

Em 2008 a Fazenda passou a ser conhecida pela exímia qualidade de seu rebanho Brahman e a  conquistar diversos títulos e premiações na maiis importantes pistas do país.

Mostrando todo seu empenho e comprometimento na criação de animais diferenciados da raça Brahman, ainda como um jovem criatório, produziu dois ícones da raça: Miss BR 77 AFRODITE 92 e Mister BR 77 ONASSIS 97.

Reconhecida pela qualidade de seu rebanho Brahman, a Fazenda Braúnas atingiu a excelência na criação de gado Brahman.

A marca Braúnas consagrou-se por dois anos consecutivos, 2016 e 2017, com o título de melhor criador e expositor nacional e recentemente, conquistou o título de Grande Campeão da Expozebu 2018 com o animal Mister BR 77 1392.

O projeto da Fazenda Braúnas é focado ao máximo no manejo de pastagens e na evolução genética da raça.

O projeto da Fazenda Braúnas é focado no manejo de pastagens na evolução genética da raça.

A Braúnas opta por trabalhar com animais de alto valor genético, objetivando resultados tanto em pista, quanto na avaliação e certificação dos animais. Já produziu Grandes Campeões e Campeãs Nacionais e conquistou inúmeros títulos e premiações.

Os animas da Fazenda Braúnas são hoje os mais bem avaliados e certificados da raça Brahman no Brasil de acordo com os índices da ABCZ.

Os resultados obtidos pela Fazenda Braúnas foram determinados pela existência de uma boa equipe, pela estrutura de manejo e pelo relacionamento com outros criadores. “A grande conquista do nosso criatório é termos conseguido o reconhecimento dos companheiros criadores e técnicos, de que a Braúnas faz um trabalho sério e que os resultados obtidos demonstra o esforço e a dedicação da equipe”, comenta a criadora Mary Lúcia Gomes Cardoso.

 + 1.200

ANIMAIS DE QUALIDADE

400 ha

DE ÁREA TOTAL DA FAZENDA

280 ha

VOLTADOS PARA CRIAÇÃO
E MANEJO DE ANIMAIS

90 ha

DE RESERVA AMBIENTAL E
PLANTAÇÃO DE EUCALIPTO

O SISTEMA NA
FAZENDA BRAÚNAS

Atualmente, além de ainda estar focada na criação da raça Brahman, a Fazenda Braúnas adaptou a estrutura já existente e criou um novo projeto de manejo e de engorda de gado de corte, não apenas para animais Brahman, mas para atender às exigências do mercado de raças em geral e principalmente, se tornar um modelo referência de uma pequena propriedade com altos índices de lucratividade e produtividade. Ou seja, em um pequeno espaço físico, aumentar os ganhos cada vez mais, otimizando sua produção. Objetivo este que é buscado sempre pela maioria das pequenas propriedades

MANEJO

O grande diferencial do Projeto Braúnas está no manejo dos animais. O sistema é rotacionado, onde cada grupo de animais permanece no máximo quatro dias em cada piquete. O tempo de alimentação no piquete para desenvolvimento da carcaça vai depender dos objetivos de cada grupo em determinado momento.

ABATE DE ANIMAIS

Após 5 meses no sistema à pasto, o gado (que começa esse processo entre 6 e 7 meses  ganha cerca de 5 arrobas e se necessário faz-se a suplementação. Após esse período, o gado vai para o confinamento, onde ficará por 3 meses para ganhar mais 6 arrobas, alimentando-se de milho (grão puro) e ração própria; um processo ainda novo no Brasil. Passado esse período ele estará com 17 arrobas pronta para o abate.

TIFON

Na Fazenda Braúnas, além dos dois módulos de braquiária conforme explicado anteriormente, existe também o módulo da pastagem em tifton irrigado, com cinco piquetes de 3ha cada. Esses, são utilizados exclusivamente para os animais de elite da raça Brahman criados na propriedade. Como o tifton brota mais rápido que a braquiária (cerca de 32 dias), então essa área é mais eficiente, ficando cada animal quatro dias em cada piquete, e a reconstituição do pasto se dá em 16 dias.

Localização
Fazenda Braúnas I
Fazenda Braúnas II
Vídeos Fazenda Braúnas
BRAÚNAS INSTITUCIONAL
BRAHMAN BRAÚNAS NO PROGRAMA PECUÁRIA EM FOCO
VACAS E NOVILHAS DA FAZENDA BRAUNAS II
TOURO DA FAZENDA BRAÚNAS II - AMRO 480
TOUROS PROVADOS A VENDA NA FAZENDA BRAÚNAS
VACAS PARIDAS
ENTREVISTA ADALBERTO CARDOSO E FABIO MIZIARA
BEZERROS NO CREEP
ANIMAIS MEIO SANGUE DA FAZENDA BRAÚNAS
ANIMAIS PARA ABATE TÉCNICO
ENTREVISTA ADALBERTO CARDOSO
ENTREVISTA ADALBERTO CARDOSO - FAZENDA BRAÚNAS
Projetos de parcerias

A Fazenda Braúnas acredita em parcerias de gado desde que o resultado dela seja mais benéfico para aquele que está investindo no negócio. O investidor tendo certeza de que ao iniciar um novo negócio com menos investimento estará minimizando o seu risco e, portanto se sentirá mais seguro para entrar na nova atividade. É com base nesse principio que a Fazenda Braúnas disponibiliza seu rebanho para a escolha das doadoras a serem coletadas.

Condições para as Coletas

1 – Doadoras consagradas

  • 100% das prenheses de machos são do investidor;
  • 50% das prenheses de fêmeas são do investidor;
  • 50% das prenheses de fêmeas são da Fazenda Braúnas, ou seja os custos destas são por conta do investidor.

2 – Futuras Doadoras

Somente 30% das prenhezes de fêmeas são da Fazenda Braúnas, os restantes são do investidor.

O investidor ao escolher as doadoras vendo sua família, (Filhas, Netas), com certeza terá mais segurança no resultado do seu investimento. Vale a pena agendar uma visita e conhecer os detalhes deste projeto. Aqui os criadores encontram qualidade, orientação e segurança com baixo custo.

Venda Permanente de animais e genética Brahman